Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Samu 192 ganha boneco de reanimação do RC Pato Branco Amizade

Rotarianas Izabele Amadori e Vera Sordi entregaram doação à coordenadora do Ciruspar, Kelly Cristine Custódio dos Santos e o coordenador de enfermagem Gerson Luiz Leonarski

Daiana Pasquim
Conhecido também como Junior ou "tronquinho", o boneco de reanimação é um instrumento que ilustra bem como fazer os primeiros socorros, por isso era uma necessidade crescente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste para fazer treinamentos internos, bem como abordagem à população. Até então, sempre que o Samu 192 precisou, teve que contar com a gentileza de empréstimo do Corpo de Bombeiros, tanto de Pato Branco, quanto de Francisco Beltrão. Um desses casos foi a abordagem na Praça Presidente Vargas, no Dia Mundial da Saúde, em 6 de abril. Agora, o Samu 192 Sudoeste do Paraná acabou de receber a doação do boneco de reanimação, que serve para treinar a compressão torácica e a ventilação do paciente. O presente foi dado pelo Rotary Clube Pato Branco Amizade, na reunião da noite desta quarta-feira (5), na Fundação da Unidade Rotária (Furp).
Entusiasmados com o equipamento, a equipe do Samu 192 da Base de Pato Branco realizou treinamentos em boa tarde da tarde desta quinta-feira (6). O coordenador de enfermagem do Samu 192, Gerson Luiz Leonarski percebeu, já no primeiro dia, o quanto o boneco serviu para integrar as equipes de suporte avançado e de suporte básico. “No primeiro treinamento já veio médicos no local, interagindo melhor com os técnicos em enfermagem e condutores socorristas. Já que o médico tem um conhecimento maior sobre fisiologia, tendo o boneco ele se sente na responsabilidade de passar esse conhecimento científico”. A meta é futuramente poder fornecer um boneco simplificado para cada uma das dez bases a fim de realizar esse treinamento semanal, com a equipe sendo avaliada frente à reavaliação do conhecimento prático cardiopulmonar (RCP).
As novas diretrizes da reanimação cardíaca (2010) focam a compressão cardíaca. Por isso, Gerson acrescenta ainda que com a vinda do boneco a população de modo geral pode aprender melhor a prestar primeiros socorros. “O leigo treinando no boneco, que é similar a uma pessoa, ele com certeza vai se encorajar no dia que precisar fazer uma compressão. Está apto a fazer. Não se deve treinar em pessoas pelo risco de lesionar”, alertou.
O boneco doado pelo Rotary também será usado em visita às escolas municipais, no Projeto Samuzinho. “Vamos nos deslocar em torno de seis meses para os 5º anos das escolas. Serve de estímulo e a prática faz a diferença.
O presidente do Rotary Clube Pato Branco Amizade, Marciano Regis Tonus disse que cabe aos líderes do Rotary verificar as demandas que a comunidade tem. “Às vezes acontecem de se encontrarem pelo caminho, como neste caso com o Samu, onde alguns dos nossos companheiros conheciam o pessoal do Samu e falaram que tipo de trabalho o Rotary faz. O Samu expôs sua demanda. Sempre temos o objetivo de ajudar alguma instituição. Neste caso, o Samu se encaixou perfeitamente”. O contato entre RC e Samu começou quando a ex-interactiana Analine Venâncio Toldo, hoje recepcionista do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências (Ciruspar) - que administra o Samu; por já conhecer as doações rotarianas entrou em contato com o clube.
A compra do boneco foi fruto de uma parte da renda do 7º Leitão Desossado Light, promoção realizada pelo clube no último dia 26 de maio. “Rotary é isso, a gente arrecada fundos para ajudar alguma instituição. Diria que 95% dos recursos de cada ano que a gente tem é oriundo desse vento. Esse boneco do Samu é parte do resultado do leitão light”.
Nos últimos dois anos, respectivamente, os lucros da promoção foram para ajudar a Fundabem, sendo no último ano também o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Neste ano, além do Samu 192 eles vão beneficiar a ONG Remanso da Pedreira. “É uma instituição que está em local recém construído, falta cozinha industrial, lavanderia, consultório médico e estamos analisando o que vamos conseguir doar para eles”, finalizou Marciano.


Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3902 1338


Nenhum comentário: