Central de Regulação recebeu 14.597 chamadas em 103 dias |
Daiana Pasquim
Marco de mais de 14,5 mil
chamadas e quase nove mil atendimentos. Esses são os números do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná ao completar 100
dias de atendimentos na última sexta-feira (3). De 21 de fevereiro às 11h39 desta segunda-feira 3
de junho foram 14.597 chamadas, gerando 8.989 atendimentos. Somam-se a isso 13%
de trotes, ao todo 1.901 ligações; mais 1.581 informações e 303 orientações
médicas.
Para ilustrar essa labuta de 103
dias, condutores socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e auxiliares
administrativos, contam através de enquete, o que mudou em sua vida trabalhando
no Samu 192.
ENQUETE
COM SAMUZEIROS
Palmas
“Mudou minha vida por ser uma
experiência nova. Já trabalhei em hospital, mas o este é o meu primeiro emprego
diretamente com urgência e emergência, que foi o que sempre sonhei, desde a
faculdade. É excelente e mudou bastante minha vida. Somada a experiência
profissional os cursos que já ministrava dá uma moral a mais para tratar com
alunos e pessoas. Uma coisinha que se aprende de diferente a cada dia
acrescenta um monte”.
Jacir
Koncikovski, condutor socorrista na Base Descentralizada de Palmas
Dois
Vizinhos
“Para ser sincero, para mim é a
realização de um sonho. É o que eu gosto de fazer. Era técnico de sistemas de
alarme e CSTV. Fiz o concurso do Samu e antes disso ainda eu já estava fazendo
um curso de bombeiro civil nesta área e deu certo. O mais legal da minha
profissão é saber o que fazer e poder ajudar”.
Vagner
José Chaves, Condutor socorrista na Base Desentralizada de Dois Vizinhos
Chopinzinho
“Está sendo ótimo. Sempre fui
secretária em escritório de contabilidade e está sendo bem diferente. Algumas
rotinas não as mesmas na questão burocrática de folha e hora extra, mas estar
com a equipe todos os dias exige jogo de cintura, pois a cada dia é com pessoas
diferentes, o que exige se adaptar, pois são equipes que têm hábitos
diferentes. No momento em que eles saem coma sirene ligada a gente fica com o
coração na mão”.
Aline
Belli, auxiliar administrativa da Base Descentraliza de Chopinzinho
Clevelândia
Sou técnica de enfermagem há 5
anos e está sendo uma coisa nova, pois todo dia tem uma coisa diferente, é bastante
novidade. Aos poucos, vamos pegando jeito porque é muito novo para todo mundo. Eu
trabalhava no pronto atendimento do posto de saúde. O atendimento é o mesmo,
mas lá o médico e o enfermeiro estão no plantão e a gente fazia mais o que eles
orientavam. Agora a gente tem que avaliar o paciente e passar os detalhes para
o médico regulador. Muda um pouco porque a responsabilidade é maior”.
Jane
Aparecida dos Santos, Técnica em enfermagem na Base Descentralizada de
Clevelândia.
Coronel
Vivida
“É um trabalho
bem gratificante de ser realizado. A gente ainda está no começo e fez um número
considerável de atendimentos. Vemos nos olhar das pessoas o agradecimento que
tem quando a gente consegue fazer um trabalho que dá resultado. A população
está bem agradecida nesse sentido. Antes eu era instrutor de autoescola e hoje
concilio as duas funções, onde trabalho em Chopinzinho nos dois dias de folga. A
noite, sou acadêmico do curso de História da Unicentro”.
Guiherme Kamphorst, condutor
socorrista na Base de Coronel Vivida
Francisco Beltrão
“São 100
dias de conquista para todo mundo. Teve muitos tropeços no início, sofremos críticas
nas ruas nos primeiros dias, pois é um serviço novo e tudo que é novo causa impacto.
Por isso, parabenizamos o empenho de todo o conjunto do Samu que trabalhou para
que o serviço fosse concretizado, salientando o esforço, dedicação e empenho de
todos. Estamos nos aperfeiçoando a cada dia mais e tendo melhor aceitação. Os
serviços estão sendo divulgados para a população e as pessoas estão entendendo
o objetivo do Samu. Com o tempo, vamos chegar a um serviço de excelência. Já
temos visitas de pessoas na base, vindo agradecer. E quando chegamos nas casas
e na rua, recebemos muito obrigado. Essa é a satisfação de poder ajudar”.
Maico Trevisol, enfermeiro
coordenador da Base de Francisco Beltrão
Santo Antônio do Sudoeste
“Estou
gostando de trabalho aqui. A gente tem uma sensação muito gratificante por estar
ajudando os outros, por mais que eu trabalhe na área administrativa, estamos
atrelado ao pessoal do resgate para que eles façam a função deles da melhor
forma possível.
Luiz Gustavo Bressan, Auxiliar
administrativo na Base de Santo Antônio
Mangueirinha
“Para mim, que
tenho 15 anos de enfermagem e trabalho no hospital desde sempre, vejo que o
Samu é muito diferente. Urgência e emergência é muito melhor. Em 15 anos tinha
coisas que eu nunca tinha pego ou visto, porque quando chegava para nós o
paciente já estava estável. E assim a adrenalina é muito maior. Gostei muito. É
dez o atendimento de urgência e emergência”.
Paulina Adriana Costa e Silva,
técnica em enfermagem na Base de Mangueirinha
Realeza
“Está sendo
uma experiência única. Desde a minha formação meu sonho era trabalhar com
urgência e emergência. É a realização de um sonho, me formei em 2006 na Universidade
Paranaense e trabalhei por seis anos em unidade de saúde, em Capanema, onde
moro. Agora estou só no Samu por enquanto e adorando. É muito grande a
responsabilidade. Uma experiência nova e gratificante, mas lidamos com diversas
formações, desde o condutor até o médico, e todo o pessoal é muito motivado. Na
balança, temos saldo mais positivo que negativo na base de Realeza.
Cristiane Pinheiro Fúcolo Zuliani,
enfermeira coordenadora da Base de Realeza
TIPOS DE OCORRÊNCIAS E LIGAÇÕES EM 88 e 103 DIAS DE SAMU
Descrição Chamadas
até 29/05 até
03/06 às 11h39
Atendimentos 8.545 8.989
Trote 1.832 1.901
Informações 1.487 1.581
Desistência 725 758
Queda
de Ligação 609 632
Orientação
Médica 298 303
Engano 204 213
Transferência 82 87
Total
de chamadas 13.910 14.597
Fonte: Central de Regulação. Período de
21/02/2013 a 03/06, às 11h39
COMANDO FIRME
Daiana
Pasquim – DRT/PR 5613
A coordenadora do Ciruspar, Kelly Cristine Custódio dos Santos salientou que “são inúmeros os desafios que encontramos nesta primeira fase onde estamos adaptando as diretrizes de um novo serviço à realidade local. Mas o Samu 192 Sudoeste do Paraná vem ganhando o reconhecimento da população a cada atendimento realizado. E isso é muito gratificante para todos que trabalham nesta equipe, desde a sede do Ciruspar, a Central de Regulação Médica de Urgências e as equipes que estão diariamente nas 16 ambulâncias espalhadas no Sudoeste. Faça chuva, sol, frio, escuridão, todos estão sempre prontos para salvar vidas”.
O coordenador médico do Samu 192 Sudoeste, Gilmar Alberto Abegg lembrou o serviço ainda está em busca de mais profissionais de medicina para completar o quadro, contudo salienta que “muitas vidas foram salvas. Tivemos problemas e óbitos, mas no geral o Samu está fazendo grande diferença na saúde da população”, pontuou.
“Esperamos que o Samu seja o grande alavancar do Sudoeste para ajudar na melhoria da saúde. Agradecemos o empenho do pessoal que trabalha conosco. Problemas sempre têm e estamos tentando corrigir”, destacou o presidente do Ciruspar, Luiz Fernando Bandeira.
Assessora
de Imprensa
Samu
192 Sudoeste do Paraná
(46)
3902 1338
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