Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Em 103 dias, Samu 192 faz quase 9 mil atendimentos

Central de Regulação recebeu 14.597 chamadas em 103 dias

Daiana Pasquim
Marco de mais de 14,5 mil chamadas e quase nove mil atendimentos. Esses são os números do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná ao completar 100 dias de atendimentos na última sexta-feira (3). De 21 de fevereiro às 11h39 desta segunda-feira 3 de junho foram 14.597 chamadas, gerando 8.989 atendimentos. Somam-se a isso 13% de trotes, ao todo 1.901 ligações; mais 1.581 informações e 303 orientações médicas.
Para ilustrar essa labuta de 103 dias, condutores socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e auxiliares administrativos, contam através de enquete, o que mudou em sua vida trabalhando no Samu 192.

ENQUETE COM SAMUZEIROS

Palmas
“Mudou minha vida por ser uma experiência nova. Já trabalhei em hospital, mas o este é o meu primeiro emprego diretamente com urgência e emergência, que foi o que sempre sonhei, desde a faculdade. É excelente e mudou bastante minha vida. Somada a experiência profissional os cursos que já ministrava dá uma moral a mais para tratar com alunos e pessoas. Uma coisinha que se aprende de diferente a cada dia acrescenta um monte”.
Jacir Koncikovski, condutor socorrista na Base Descentralizada de Palmas

Dois Vizinhos
“Para ser sincero, para mim é a realização de um sonho. É o que eu gosto de fazer. Era técnico de sistemas de alarme e CSTV. Fiz o concurso do Samu e antes disso ainda eu já estava fazendo um curso de bombeiro civil nesta área e deu certo. O mais legal da minha profissão é saber o que fazer e poder ajudar”.
Vagner José Chaves, Condutor socorrista na Base Desentralizada de Dois Vizinhos

Chopinzinho
“Está sendo ótimo. Sempre fui secretária em escritório de contabilidade e está sendo bem diferente. Algumas rotinas não as mesmas na questão burocrática de folha e hora extra, mas estar com a equipe todos os dias exige jogo de cintura, pois a cada dia é com pessoas diferentes, o que exige se adaptar, pois são equipes que têm hábitos diferentes. No momento em que eles saem coma sirene ligada a gente fica com o coração na mão”.
Aline Belli, auxiliar administrativa da Base Descentraliza de Chopinzinho

Clevelândia
Sou técnica de enfermagem há 5 anos e está sendo uma coisa nova, pois todo dia tem uma coisa diferente, é bastante novidade. Aos poucos, vamos pegando jeito porque é muito novo para todo mundo. Eu trabalhava no pronto atendimento do posto de saúde. O atendimento é o mesmo, mas lá o médico e o enfermeiro estão no plantão e a gente fazia mais o que eles orientavam. Agora a gente tem que avaliar o paciente e passar os detalhes para o médico regulador. Muda um pouco porque a responsabilidade é maior”.
Jane Aparecida dos Santos, Técnica em enfermagem na Base Descentralizada de Clevelândia.

Coronel Vivida
“É um trabalho bem gratificante de ser realizado. A gente ainda está no começo e fez um número considerável de atendimentos. Vemos nos olhar das pessoas o agradecimento que tem quando a gente consegue fazer um trabalho que dá resultado. A população está bem agradecida nesse sentido. Antes eu era instrutor de autoescola e hoje concilio as duas funções, onde trabalho em Chopinzinho nos dois dias de folga. A noite, sou acadêmico do curso de História da Unicentro”.
Guiherme Kamphorst, condutor socorrista na Base de Coronel Vivida

Francisco Beltrão
“São 100 dias de conquista para todo mundo. Teve muitos tropeços no início, sofremos críticas nas ruas nos primeiros dias, pois é um serviço novo e tudo que é novo causa impacto. Por isso, parabenizamos o empenho de todo o conjunto do Samu que trabalhou para que o serviço fosse concretizado, salientando o esforço, dedicação e empenho de todos. Estamos nos aperfeiçoando a cada dia mais e tendo melhor aceitação. Os serviços estão sendo divulgados para a população e as pessoas estão entendendo o objetivo do Samu. Com o tempo, vamos chegar a um serviço de excelência. Já temos visitas de pessoas na base, vindo agradecer. E quando chegamos nas casas e na rua, recebemos muito obrigado. Essa é a satisfação de poder ajudar”.
Maico Trevisol, enfermeiro coordenador da Base de Francisco Beltrão

Santo Antônio do Sudoeste
“Estou gostando de trabalho aqui. A gente tem uma sensação muito gratificante por estar ajudando os outros, por mais que eu trabalhe na área administrativa, estamos atrelado ao pessoal do resgate para que eles façam a função deles da melhor forma possível.
Luiz Gustavo Bressan, Auxiliar administrativo na Base de Santo Antônio

Mangueirinha
“Para mim, que tenho 15 anos de enfermagem e trabalho no hospital desde sempre, vejo que o Samu é muito diferente. Urgência e emergência é muito melhor. Em 15 anos tinha coisas que eu nunca tinha pego ou visto, porque quando chegava para nós o paciente já estava estável. E assim a adrenalina é muito maior. Gostei muito. É dez o atendimento de urgência e emergência”.
Paulina Adriana Costa e Silva, técnica em enfermagem na Base de Mangueirinha

Realeza
“Está sendo uma experiência única. Desde a minha formação meu sonho era trabalhar com urgência e emergência. É a realização de um sonho, me formei em 2006 na Universidade Paranaense e trabalhei por seis anos em unidade de saúde, em Capanema, onde moro. Agora estou só no Samu por enquanto e adorando. É muito grande a responsabilidade. Uma experiência nova e gratificante, mas lidamos com diversas formações, desde o condutor até o médico, e todo o pessoal é muito motivado. Na balança, temos saldo mais positivo que negativo na base de Realeza.
Cristiane Pinheiro Fúcolo Zuliani, enfermeira coordenadora da Base de Realeza

TIPOS DE OCORRÊNCIAS E LIGAÇÕES EM 88 e 103 DIAS DE SAMU
Descrição                        Chamadas até 29/05                               até 03/06 às 11h39
Atendimentos                                 8.545                                   8.989                                   
Trote                                                   1.832                                   1.901
Informações                                    1.487                                   1.581
Desistência                                       725                                       758
Queda de Ligação                          609                                       632
Orientação Médica                        298                                       303
Engano                                                               204                                       213
Transferência                                  82                                          87
Total de chamadas                   13.910                                               14.597
Fonte: Central de Regulação. Período de 21/02/2013 a 03/06, às 11h39

COMANDO FIRME
A coordenadora do Ciruspar, Kelly Cristine Custódio dos Santos salientou que “são inúmeros os desafios que encontramos nesta primeira fase onde estamos adaptando as diretrizes de um novo serviço à realidade local. Mas o Samu 192 Sudoeste do Paraná vem ganhando o reconhecimento da população a cada atendimento realizado. E isso é muito gratificante para todos que trabalham nesta equipe, desde a sede do Ciruspar, a Central de Regulação Médica de Urgências e as equipes que estão diariamente nas 16 ambulâncias espalhadas no Sudoeste. Faça chuva, sol, frio, escuridão, todos estão sempre prontos para salvar vidas”.
O coordenador médico do Samu 192 Sudoeste, Gilmar Alberto Abegg lembrou o serviço ainda está em busca de mais profissionais de medicina para completar o quadro, contudo salienta que “muitas vidas foram salvas. Tivemos problemas e óbitos, mas no geral o Samu está fazendo grande diferença na saúde da população”, pontuou.
“Esperamos que o Samu seja o grande alavancar do Sudoeste para ajudar na melhoria da saúde. Agradecemos o empenho do pessoal que trabalha conosco. Problemas sempre têm e estamos tentando corrigir”, destacou o presidente do Ciruspar, Luiz Fernando Bandeira.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3902 1338



Nenhum comentário: