Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bebê prematuro nasce na ambulância do Samu 192 Sudoeste: Base de Realeza

Fotos, nomes e informações foram divulgadas com autorização da paciente e equipe

 Três municípios: paciente de Planalto é transportada por ambulância de base de Realeza e menino nasce ao chegar em Francisco Beltrão

Daiana Pasquim

Nove centímetros de dilatação é o que já tinha a gestante Ana Clara Silva da Rosa, 28, quando foi colocada na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná da Base Descentralizada de Realeza, às 1h25 desta quinta-feira (27). Ela estava hospitalizada em Planalto, no Hospital Nossa Senhora de Lurdes, onde o médico João Carlos Caneppa solicitou o encaminhamento, pelo trabalho de parto prematuro já desencadeado. Imediatamente, a Central de Regulação 192 acionou a ambulância Alfa 4, Unidade de Suporte Avançado, com o médico ginecologista-obstetra  Vlademir Antonio Zuliani, a enfermeira Suzane dos Santos e o condutor socorrista Flavio Uick.
Ana Clara estava com 32 semanas de gestação, em trabalho de parto prematuro com o seu sexto filho a caminho, por isso seria necessário acolher o bebê em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que contêm, inclusive, nas ambulâncias de suporte avançado do Samu 192.
“Ela tem uma história interessante. Veio do Rio Grande do Sul e nem conhecia quase nada no Sudoeste. O bebê era prematuro de sete meses e o médico da Central orientou para a levarmos a Francisco Beltrão, mas aconteceu de nascer no caminho. Quando chegamos ao hospital, na hora que parou a ambulância rompeu a bolsa dela e o bebê nasceu dentro da ambulância. Fizemos o parto, a enfermeira e eu. E o condutor Flávio fez a foto com a minha câmera que, por acaso, tinha levado. O pessoal do hospital já nos recebeu e deu tudo certo”, conta o médico que fez o parto, o ginecologista e obstetra Vlademir Antonio Zuliani, acrescentando que “já coloquei inúmeras crianças no mundo, mas foi uma emoção para todos, nota-se pela expressão da enfermeira que também já viu muitos nascerem no hospital, mas dentro da ambulância foi nosso primeiro caso no Samu 192 Sudoeste”.
O bebê é um menino e nasceu com 2.290 kg e 44 cm. O garoto está recebendo os cuidados na UTI Neonatal do Hospital São Francisco, de Francisco Beltrão. A equipe do Samu 192 retornou para a base de Realeza às 4h, quando fizeram a foto do trio da Alfa 4, para registrar o marco de atendimento.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3902 1338

O bebê é um menino e nasceu com 2.290 kg e 44 cm. Foto: condutor socorrista Flávio Uick

 Equipe Alfa 4: enfermeira Suzane dos Santos, o médico Vlademir Zuliani e o condutor socorrista Flavio Uicik


Nenhum comentário: