Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Emergência? Ligue SAMU 192

1. O que o Samu atende?
Situações onde houver risco de vida iminente: urgências clínicas agudas (parada cardio - respiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc); urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc) e outras.
2. Como acessar?
Ligação 192 – Gratuita, atendimento 24 horas, com gravação completa das conversações.
Abertura de Atendimento – Telefonista Auxiliar de Regulação Médica acolhe a solicitação e registra: nome do solicitante, telefone, endereço, pontos de referência, nome do paciente, sexo, idade, queixa, fator causador. A ligação é transferida ao médico regulador.
3. Regulação Médica
Médico Regulador presume a gravidade da situação, a partir das informações dadas pelo solicitante,. Importante responder com objetividade as perguntas feitas pelo Médico, como por exemplo: respira? está consciente? tem ferimentos visíveis?
Médico Regulador decide pelo envio do recurso (Ambulância de Suporte Básico ou Avançado – UTI), se for necessário o atendimento do SAMU no local, considerando necessidade e ofertas disponíveis, dentro do território de abrangência da ocorrência. Em situações não caracterizadas como risco iminente de vida, o médico orienta outras medidas a serem efetuadas pelo solicitante.
4. Atendimento pré-hospitalar móvel primário
- Solicitação de socorro oriunda de um cidadão e atendimento do paciente no local da ocorrência, pelas equipes do SAMU. Avaliação do paciente, seguindo protocolos estabelecidos para atendimentos pré – hospitalares móveis de urgência.
- Comunicação entre equipe do SAMU ,via rádio, com Central de Regulação - informação dos dados averiguados no local da ocorrência ao médico regulador, para estabelecimento da gravidade local.
- Estabelecimento de condutas pelo Médico Regulador e, se necessário, deslocamento para "Portas de Urgências" da cidade – Pronto - Atendimentos e Emergências Hospitalares – respeitando a complexidade de atenção mais adequada ao atendimento do paciente.

(Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=713)

Nenhum comentário: