Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

93% dos trotes passados ao Samu 192 Sudoeste são de Pato Branco



Atualização do Sistema SR Samu/Datasus agora permite rastrear com maior precisão, entre outros dados, as origens dos “trotes” passados ao 192


O que pode amenizar esse dado são as chamadas feitas pelo celular, já que o registro desses números de origem do trote, por serem código (46), entram automaticamente para as estatísticas de Pato Branco

Daiana Pasquim

O cerco a aqueles que fazem uso incorreto dos serviços públicos começa a se fechar. Relatórios novos e mais detalhados disponibilizados a partir deste 6 de junho de 2013 ao Samu 192 Sudoeste do Paraná, conforme atualização do Sistema SR Samu/Datasus do Ministério da Saúde, permitem rastrear com maior precisão, entre outros dados, as origens dos “trotes” passados ao 192. No total, até agora, o Samu 192 Sudoeste recebeu 15.287chamadas que geraram 9.382 atendimentos.
O dado mais chocante é que dos 1.993 trotes (13% do total de chamadas ao 192) passados ao Samu desde o início do atendimento (21/02) até as 9h40 da manhã desta sexta-feira (7), 1.855 foram registrados com origem de Pato Branco, o que corresponde a 93% dos totais de chamadas de trotes que atrapalham o bom serviço de salvar vidas. O que pode amenizar esse dado são as chamadas feitas pelo celular, já que o registro desses números de origem do trote, por serem código (46), entram automaticamente para as estatísticas de Pato Branco.

Área limpa de trotes
Os 27 municípios na área de abrangência da 8ª Regional de Francisco Beltrão podem ser considerados “livres de trotes”, uma vez que a soma de todos os trotes passados por Santo Antônio do Sudoeste, Marmeleiro e Francisco Beltrão em quatro meses é de seis ligações de telefone fixo, o que corresponde a 0,30% das chamadas feitas pelos mal-intencionados.
Preocupa muito o mau comportamento de alguns da população de Pato Branco, já que neste município está a Central de Regulação que atende aos chamados feitos pelos 42 municípios do Sudoeste e é uma população que frequentemente aciona o Samu 192 para ocorrência. Os atendimentos feitos já salvaram muitas vidas.

Origens
O que pode ser afirmado sobre os trotes formam dois vértices: feitos por crianças, em especial em horário de saída de escolas; e feito por adultos, com teor, inclusive, de trotes eróticos, o que desconcerta as atendentes do sistema.
Toda ligação feita ao Samu 192 é recebida pelo técnico auxiliar de regulação médica (Tarm), que tem formação técnica em enfermagem. Eles recebem os primeiros dados e, em seguida, transferem o telefone para o médico.
Coisas absurdas acontecem no momento de um trote, o que desestabiliza a equipe e desestrutura o atendimento, já que trotes “convincentes” já chegaram a motivar o médico regulador para enviar a ambulância para locais onde, na verdade, não havia nenhuma emergência.

Combate: Samuzinho
Mas o combate a médio e longo prazo também já está articulado, pois é justamente em Pato Branco que está se iniciando o projeto-piloto Samuzinho, que vai atingir a todas as crianças das 26 escolas municipais de Pato Branco, estudantes do 5º ano, conforme parceria já firmada com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. São parceiros do Samu nesta empreitada o Rotary Clube Pato Branco Amizade e a Escola Integral, cujos alunos do 6º ano compõem o Conselho Mirim do Samuzinho.
“O Samuzinho vai formar a criança como um cidadão consciente e temos certeza que os alunos atingidos pelo projeto não só deixarão de passar trotes, como cobrarão seus familiares para não o fazerem. O dado preocupante são esses trotes de adultos. Neste caso, só a consciência mesmo e talvez medidas que mexam no bolso. O que temos já implantado é o sistema registrar o número de origem do trote e, sempre que uma chamada for feita por esse número novamente vai acender uma luz vermelha no sistema e nosso Tarm é orientado a informar a postura do trote”, explicou a coordenadora do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), Kelly Cristine Custódio dos Santos.

Municípios e trotes passados ao Samu em 4 meses de atendimento
Municípios*   fevereiro          março abril    maio    Total
Pato Branco      104                       564        718        569        1.855**
Palmas                -                              -              1             5             6            
Chopinzinho      1                             1             2             -              5                            
Clevelândia        1                             -              3             1             5
Fco Beltrão        -                              -              1             3             4
Cel Vivida           -                              1             1             -              2
Mangueirinha    -                              -              1             1             2
Dois Vizinhos    -                              -              -              1             1
Honório Serpa  -                              -              -              1             1
Mariópolis         -                              -              1             -              1
Marmeleiro       -                              -              1             -              1
Santo Antônio   -                              -              1             -              1            
*Nos demais municípios não houve ocorrência de trote de telefone fixo registradas.
**Todas as chamadas feitas de celular (46) são registradas como origem de Pato Branco.
Fonte: Rede Samu 192 - Sistema SR Samu/Datasus


Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
46) 3902 1338


Nenhum comentário: