Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Samuzinho recebe apoio dos pais de alunos da Escola Integral



 
Reunião foi na manhã desta sexta-feira (17), no Auditório da Escola Integral. Foto: Daiana Pasquim
"A ideia é agir em três frentes: como fazer uma massagem cardíaca, como pedir ajuda e como agir diante do engasgo. Além disso, o combate ao trote"

Os pais e responsáveis dos alunos dos 6º anos da Escola Integral que já haviam assinado a ficha de adesão autorizando seus filhos a participarem do Núcleo Mirim do Projeto Samuzinho, participaram de uma reunião na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da escola, com a coordenação pedagógica do Integral, a pedagoga Gisele Oltramari, e a coordenação do Samu 192 Sudoeste: a coordenadora do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), Kelly Cristine Custódio dos Santos; a assessora de imprensa do Ciruspar – Samu 192, Daiana Pasquim; a recepcionista do Ciruspar – Samu 192, Analine Venâncio Toldo; e o coordenador médico do Samu 192 Sudoeste do Paraná, Gilmar Alberto Abegg.
Além da Escola Integral, já são parceiros do projeto Samuzinho o Rotary Club Pato Branco Amizade e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco.

Conselho Mirim do Samuzinho
Ao todo, 14 crianças já confirmaram que farão parte do Conselho Mirim do Samuzinho. Elas vão atuar de forma a assegurar o foco do projeto nos interesses e dúvidas infantis e fazer a linha de frente do programa. O Samu 192 vai capacitar um grupo de alunos de uma escola particular de Pato Branco, a Escola Integral. Antes mesmo do início do atendimento do Samu 192 Sudoeste, o enfermeiro-coordenador do Samu 192, Gerson Luiz Leonarski e equipe estiveram na escola com palestras, sobre primeiros socorros. A partir desse núcleo, mais crianças das escolas municipais podem se agregar ao conselho que tomará as ações das linhas de frente. Exemplos onde o Samu 192 já está implantado no Brasil dão resultados bem sucedidos engajando as escolas particulares com públicas. Agora o Samu 192 Sudoeste replica o mesmo modelo na região.
A partir do cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, os voluntários socorristas do Samu 192 e as crianças do Conselho Mirim do Samuzinho vão visitar as 26 escolas municipais, palestrando para todos os alunos do 5º ano das escolas públicas.
A ideia é agir em três frentes: como fazer uma massagem cardíaca (ensinada na prática com o boneco de reanimação), como pedir ajuda e como agir diante do engasgo. Além disso, o combate ao trote.
Os conselheiros mirins vão se apresentar uniformizados com a réplica do macacão dos trabalhadores do Samu e a partir dessas visitas nas escolas, mais crianças podem passar a fazer parte do Conselho Mirim do Samuzinho.
Caberá ao Núcleo Mirim fazer pesquisas sobre o funcionamento do Samuzinho em outras macrorregionais do país e serem disseminadores sobre salvamento e boa informação.

Sementes de futuro
Para a coordenadora do Ciruspar, Kelly, também mãe da conselheira Amanda, esta fase de engajamento é fundamental. “A semente do Samuzinho germinada a partir dessas crianças deve gerar um jardim com inúmeras flores que vão salvar muitas vidas. É um projeto que só tende a crescer no futuro e agradecemos a todos os pais que estão conosco nesse ideal”. A mãe do conselheiro Gabriel, Silvana Bugança Zamaria, acrescentou “nós é que só temos a agradecer, isso vai ser de muita importância para os nossos filhos. A Clessi Bruneto (mãe do Thomas Bruneto) e eu participamos da diretoria do Grupo de Escoteiros Primavera, no qual o Gabriel e o Thomás são escoteiros. Se vocês precisarem alguma coisa no sentido de panfletagem ou outras que o grupo possa ajudar é só nos comunicar”, apoiou.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessoria de Comunicação
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731

Nenhum comentário: