Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Enfermeiro que é condutor na Base de Palmas faz curso de PHTLS



Jacir Koncikovski mora em Francisco Beltrão e vai para Palmas uma vez por semana fazer plantão de 24 horas 
Suporte básico de vida ao traumatizado, conhecido pela sigla PHTLS, é um curso almejado por todos que trabalham no atendimento pré-hospitalar, em especial socorristas, médicos e enfermeiros, e faz a diferença diante de uma emergência, em especial em rodovias. O curso acabou de ser concluído pelo enfermeiro Jacir Koncikovski, que é condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná, na Base Descentralizada de Palmas.
Trata-se de um módulo, com duração em um final de semana e investimento de R$ 1.300,00. Tem Certificação Internacional NAEMT e Colégio Americano de Cirurgiões. Jacir fez o curso no final deste abril de 2013 e, em seis meses, receberá seu certificado e a carteirinha de socorrista internacional. Ele realizou o curso por meio da APVida, de Curitiba.
“Como não tenho tempo para fazer outras pós-graduações, por causa dos cursos de socorrista que ministro, vi nessa formação internacional uma boa opção. Fiz provas práticas e teóricas. Antes delas, recebemos o livro do PHTLS, e tivemos um mês para estudar pelo livro. No curso temos palestras, aulas teóricas, demonstração prática no sábado, seguido de prova prática e teórica no domingo”, contou.
Jacir mora em Francisco Beltrão e vai para Palmas uma vez por semana fazer seu plantão de 24 horas, como condutor socorrista. Formado em Enfermagem no final de 2012, quando prestou o concurso para o Samu, realizado em 22 de abril de 2012, ainda se graduava, por isso escolheu a função de condutor socorrista.
Quanto ao aperfeiçoamento profissional a partir do curso, Jacir menciona “é ótimo, é o que a gente gosta e sabe fazer. É um título a mais para constar no currículo e ter esse conhecimento na área. Tem que correr atrás desse tipo de curso para ser a cada dia melhor”, finalizou.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 - 8802 5546

Nenhum comentário: