Moradora de Francisco Beltrão reclama que foi
com criança direto na base e não recebeu atendimento. Samu orienta que socorro
deve ser acionado pelo telefone 192
O Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná é direcionado pela
Central de Regulação de maneira articulada com as dez bases Descentralizadas que
estão, por questão de logística, nos municípios de Pato Branco, Francisco
Beltrão, Coronel Vivida, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia, Palmas,
Chopinzinho, Realeza e Santo Antônio do Sudoeste. Essas bases são o ponto de
partida dos socorristas e das ambulâncias para as ocorrências de emergências acionadas
pelo telefone 192, não fazendo atendimento físico diretamente, como fazem os
pronto-atendimentos dos municípios, que são atendimento em saúde básica.
Informações
chegaram à Assessoria de Imprensa do Samu 192 Sudoeste através do Jornal de Beltrão sobre uma reclamação
de uma moradora beltronense quanto a terem levado uma criança para fazer
curativo diretamente na Base Descentralizada do Samu de Francisco Beltrão e que
os socorristas se negaram a atender, orientando a pessoa a ligar para o 192. A
pessoa argumenta que queria atendimento rápido, uma vez que estava próxima da
base. A base de Beltrão alegou que tem que seguir o protocolo de atendimento
previsto pelo Ministério da Saúde.
Diante desse
caso, reiteramos que a política nacional da rede de urgência a qual o Samu tem
que respeitar determina que todo
atendimento feito pelo Samu deve ser acionado pelo telefone, a partir da
ligação ao 192.
Além disso,
curativos classificam-se como atendimentos em saúde básica e, portanto, devem
ser feitos por unidades básicas de saúde ou unidade de pronto atendimento.
Por outro
lado, via ligação 192, qualquer um dos 587.505 habitantes do Sudoeste tem
abertas as portas de entrada de uma extensa grade de referência que inclui
hospitais, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e outras unidades
hospitalares, gratuitamente. O Samu vai direcionar o paciente para o local que
melhor tiver capacidade instalada para a gravidade de cada paciente de
emergência.
Como
funciona o Samu 192
O Samu
realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências,
locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação ,
profissionais e veículos de salvamento. As Centrais de Regulação tem um papel
primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o
socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é
atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e,
imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse
profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo
instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as
primeiras ações.
Ao mesmo
tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente:
orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de
suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o
atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI
móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico
regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa
maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
O SAMU/192
faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a
organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos
de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais
de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que
atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica,
gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Daiana
Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora
de Imprensa
Samu
192 Sudoeste do Paraná
(46)
3225 2731 – 8802 5546
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