Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Samu 192 Sudoeste do PR faz esclarecimento sobre atendimentos direto na base



Moradora de Francisco Beltrão reclama que foi com criança direto na base e não recebeu atendimento. Samu orienta que socorro deve ser acionado pelo telefone 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná é direcionado pela Central de Regulação de maneira articulada com as dez bases Descentralizadas que estão, por questão de logística, nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia, Palmas, Chopinzinho, Realeza e Santo Antônio do Sudoeste. Essas bases são o ponto de partida dos socorristas e das ambulâncias para as ocorrências de emergências acionadas pelo telefone 192, não fazendo atendimento físico diretamente, como fazem os pronto-atendimentos dos municípios, que são atendimento em saúde básica.
Informações chegaram à Assessoria de Imprensa do Samu 192 Sudoeste através do Jornal de Beltrão sobre uma reclamação de uma moradora beltronense quanto a terem levado uma criança para fazer curativo diretamente na Base Descentralizada do Samu de Francisco Beltrão e que os socorristas se negaram a atender, orientando a pessoa a ligar para o 192. A pessoa argumenta que queria atendimento rápido, uma vez que estava próxima da base. A base de Beltrão alegou que tem que seguir o protocolo de atendimento previsto pelo Ministério da Saúde.
Diante desse caso, reiteramos que a política nacional da rede de urgência a qual o Samu tem que respeitar determina que todo atendimento feito pelo Samu deve ser acionado pelo telefone, a partir da ligação ao 192.
Além disso, curativos classificam-se como atendimentos em saúde básica e, portanto, devem ser feitos por unidades básicas de saúde ou unidade de pronto atendimento.
Por outro lado, via ligação 192, qualquer um dos 587.505 habitantes do Sudoeste tem abertas as portas de entrada de uma extensa grade de referência que inclui hospitais, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e outras unidades hospitalares, gratuitamente. O Samu vai direcionar o paciente para o local que melhor tiver capacidade instalada para a gravidade de cada paciente de emergência.

Como funciona o Samu 192                   
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento. As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 – 8802 5546


Nenhum comentário: