Técnicos auxiliares de regulação médica (TARM) receberam ao todo 1.112 trotes pelo 192 em 60 dias de atendimento |
Enganar.
Matar. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) esses dois verbos
são quase sinônimos, uma vez que passar trote para o Samu 192 é uma forma de
sabotar a vida. Mesmo assim, em 60 dias de atendimento aos 42 municípios sudoestinos
foram 1.112 trotes recebidos, correspondente a 13% do total de 8.379 ligações, que
geraram 5.023 atendimentos (leia
destaque).
Parcerias
com entidades já estão articuladas para diminuir os casos de trotes, formatando
muito em breve o Programa Samuzinho, voltado principalmente às crianças. “Preocupa
a situação dos trotes que têm crescido gradativamente. Iniciamos o primeiro mês
de atendimentos com 10% de trotes. Completamos dois meses chegando a 13%, um
acréscimo de 3% que nos preocupa, mas ao mesmo tempo, demonstra que a população
está usando mais o serviço. Talvez da forma incorreta, mas podemos orientar
isso, o que estamos propondo num projeto-piloto de educação que se inicia nos
próximos dias. É voltado às crianças que são realmente quem leva essas
informações para casa e se tornam cidadãos melhores no futuro”, discorre a coordenadora-geral
do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar),
Kelly Cristine Custódio dos Santos.
Ligações mal intencionadas têm chegado aos médicos e já
houve situações dispendiosas onde o “mentiroso” criou uma situação tão real,
como de um atropelamento, que a ambulância do Samu e até mesmo a viatura da polícia
circularam em vão. Dinheiro público jogado fora e estresse gratuito.
“O trote atrapalha, pois a pessoa que está fazendo o trote
está ocupando a linha 192, que é específica para atendimento de urgência em,
além de estar ocupando a linha, muitas vezes deslocamos ambulâncias para a
chamada do trote, procuramos e não encontramos. Essa ambulância, esse
telefonista e mesmo o médico, ao invés de atender uma ocorrência que é séria e
precisa do atendimento médico, os ocupamos para dar assistência a um falso
chamado que só veio para prejudicar. Se ocupa muitas vezes a ambulância básica,
a avançada, o telefonista, o rádio operador e se perde tempo para as outras
ocorrências. De repente, alguém da família deste que está dando o trote vai
deixar de ser atendido para atendermos uma coisa sem importância alguma, só uma
brincadeira das pessoas com o Samu”, repreendeu o coordenador-médico do Samu
192 Sudoeste, Gilmar Alberto Abegg.
Salvar
700 vidas em um ano
O gerente administrativo do Samu Sudoeste, Fernando Gugik
salientou que “60 dias é um prazo muito curto para que a população entenda a
importância do serviço Samu de urgência e emergência. É um serviço extremamente
moderno onde todos os 304 servidores dessa equipe maciça busca salvar mais de
700 vidas já no primeiro ano de implante”.
O coordenador de enfermagem do Samu 192 Sudoeste, enfermeiro
Gerson Luiz Leonarski mencionou que diariamente se busca melhorar as equipes
para que sejam os primeiros a se tornarem multiplicadores do conhecimento a
evitar a questão do trote. “Um exemplo básico foi nesse último sábado (20),
quando fomos ao município de Chopinzinho capacitar todos os enfermeiros do
município e esses vão capacitar os seus colaboradores. Depois os voluntários
vão se dirigir às escolas, creches e outros órgãos públicos”, ilustrou.
Nova
política de urgência
O Samu 192 é um elemento da rede nacional de atenção às
urgências, que é um sistema novo no próprio país. Kelly relaciona o engajamento
necessário à grade de referências. “Os serviços de apoio, os hospitais e pronto-atendimentos,
os municípios em seus centros municipais de saúde, estão se adaptando a essa
nova proposta da regulação médica. Essa primeira etapa passa pela preparação
dos serviços para atendimento do Samu 192. O Samu é um importante observatório
de todo esse sistema. Através da regulação médica nós conseguimos uma
importante ferramenta que é a de visualizar onde estão os pontos que precisam
de uma atenção maior, tipo onde temos mais traumas? mais problemas cardíacos? Todas
essas informações poderemos fornecer aos municípios, através das estatísticas da
Central de Regulação. Muitas vezes o Samu vai levar para os hospitais pessoas
que antes não tinham chance de sobrevida, pois não tinham esse atendimento
imediato e morriam no próprio local. Dessa forma, também os hospitais estão
tendo que passar por uma reestruturação na porta de entrada, da mesma forma que
o pronto atendimento e unidades básicas de saúde. Tudo isso para reforçar o
sistema e adequar a rede de urgência e emergência”.
Completar
a equipe
Fernando Gugik salienta que a política de urgência e
emergência vem chegando agora ao conhecimento da população e que “o trabalho do
Samu é fazer a agilização dos serviços, ter o profissional ideal e de medicina
pronto para fazer o atendimento na hora de um mal súbito, da urgência e
emergência, do acidente e da desgraça. A população deve saber que esse é o
caminho certo em busca da melhoria da qualidade de vida. A nossa população do
Sudoeste ainda precisa fazer com que toda essa estrutura possa andar a
contento. Existe diferenciação no serviço 193 dos Bombeiros e do 192 do Samu.
Também a nossa equipe ainda não está completa. Estamos buscando mais médicos. Já
temos 40 médicos trabalhando nos 42 municípios e dez bases. Mais profissionais virão
com o passar do tempo e com o aculturamento das pessoas sabendo que precisam
dar as informações ideais na hora de chamar o 192. Nós temos a certeza que isso
é política moderna e isso é trabalhar em prol da vida”, afirmou Gugik.
A Central de Regulação de Pato Branco gere as dez bases do
Samu no Sudoeste, que dão cobertura aos 42 municípios. A ligação ao 192 pode
ser feita de qualquer telefone.
TIPOS DE OCORRÊNCIAS E LIGAÇÕES EM 60 DIAS DE SAMU
Descrição Quantidade
de chamadas Percentual
Atendimentos 5023 60%
Trote 1112 13%
Orientação 957 11%
Desistência 494 6%
Queda
de Ligação 327 4%
Orientação
Médica 207 2%
Engano 133 2%
Transferência 51 1%
Total
de chamadas 8.379 100%
Fonte: Central de Regulação. Período de
21/02/2013 a 20/04/2013
Daiana
Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora
de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46)
3902 1338 – 8802 5546
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