Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Consórcio do Noroeste visita Samu 192 Sudoeste em busca de referências

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP) visitaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná nesta segunda-feira (15) com a intenção de buscar experiências que possam auxiliar na implantação do Samu 192 Noroeste do Paraná. Integraram a comitiva o coordenador do CIUENP, Almir de Almeida, a prefeita de Farol, Angela Kraus, que também é enfermeira; e a representante da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Claudia Klein.


Comitiva do Noroeste: coordenador do CIUENP, Almir de Almeida, prefeita de Farol, Angela Kraus; e representante da 11ª RS de Campo Mourão, Claudia Klein em visita à Central de Regulação





Consórcio do Noroeste visita Samu 192 Sudoeste
em busca de referências

Uma dúzia de Centrais de Regulação Samu 192. Essa é a proposta de assistência do Estado do Paraná. Até agora, nove desses 12 já estão em funcionamento, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná. Coincidentemente, os três ainda em fase de implantação (Oeste, Noroeste e Centro Sul) têm tomado o Sudoeste como exemplo e realizado visitas ao Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), à Central de Regulação do Samu 192 Sudoeste do PR, instalada em Pato Branco e também em Bases Descentralizadas, como de Realeza e Francisco Beltrão.
A visita mais recente foi de representantes do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP), nesta segunda-feira (15) com a intenção de buscar experiências que possam auxiliar na implantação do Samu 192 Noroeste do Paraná, o que deve ocorrer em até 120 dias. Integraram a comitiva o coordenador do CIUENP, Almir de Almeida, a prefeita de Farol, Angela Kraus, que também é enfermeira; e a representante da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Claudia Klein.
Anteriormente, em 21 de março, veio para a região uma comitiva de Cascavel e Foz do Iguaçu, onde será implantado o Samu 192 Oeste do Paraná. Mais recentemente, primeiro a enfermeira coordenadora do Samu 192 Noroeste e, na segunda (15) mais integrantes do Ciuenp; e nesta sexta-feira (19), está agendada a visita de representantes de Guarapuava.

Noroeste do PR
Com números em média o dobro do Sudoeste, o Samu 192 Noroeste do Paraná envolve 4 regionais de saúde: Campo Mourão (11ª), Paranavaí (12ª), Cianorte (13ª) e Umuarama (14ª), com abrangência em 85 municípios e a população de 1,07 milhão de habitantes. Eles contarão com 17 bases e 24 ambulâncias, sendo quatro unidades de suporte avançado (USA), as chamadas ambulâncias UTI. A Central de Regulação do Noroeste será instalada em Umuarama.
O Samu 192 Noroeste do Paraná está em fase de realização de concurso. As provas serão em 5 de maio e a expectativa é que em 90 ou 120 dias o serviço comece a funcionar. “A proposta do nosso presidente do Ciuenp, o prefeito de Umuarama Moacir Silva, que tem uma preocupação muito grande com relação ao funcionamento do Samu, o que também era uma proposta de governo dele, é que seja na segunda quinzena de setembro, essa é a nossa previsão”.
Almir acrescentou ainda os aprendizados que levaram após conhecer em mais detalhes o Samu 192 Sudoeste. “A gente sabe da dificuldade, como gestor técnico, para implantar o Samu. Como a gente tem conhecimento que Pato Branco está há quatro anos trabalhando pela implantação, a gente veio aqui buscar essa experiência para aprender com os erros de Pato Branco para consolidarmos nossos acertos. É importante essa integração entre os entes consorciados para que a gente possa constituir o nosso lá com menos problemas que vocês tiveram aqui. Conversamos com a Kelly e tivemos uma grata satisfação em ter uma parceira desse nível, em nos orientar e dizer: faça assim porque nós fizemos de outra forma e não conseguimos acertar. Tudo que existe de bom nos Samus que a gente vê em toda a região, vai nos auxiliar. O Sudoeste temos como referência e por isso estamos aqui”.

Rede de Urgência
A própria política de urgência é algo novo no Estado. Em 2 de abril, o governo do Estado do Paraná lançou a Rede Paraná Urgência para garantir assistência qualificada e resolutiva aos casos de urgência e emergência em todas as regiões do Estado. A Rede prevê investimentos na estruturação do Complexo Regulador do Paraná, ampliação e qualificação dos sistemas de atendimento pré-hospitalar (Samu, Siate e transporte aeromédico), melhoria dos prontos socorros e hospitais de referência e capacitação permanente de profissionais.
O objetivo é reduzir o tempo-resposta nos serviços de urgência, o que também diminui os riscos de sequelas por situações agudas e os índices de mortalidade por causas externas e doenças cardiovasculares.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 – 8802 5546





Comitiva do Noroeste: coordenador do CIUENP, Almir de Almeida, prefeita de Farol, Angela Kraus; e representante da 11ª RS de Campo Mourão, Claudia Klein em visita à sede do Ciruspar


Nenhum comentário: