Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Faça o descarte consciente dos medicamentos sem uso



Farmacêutica do Samu 192 Sudoeste PR, Angelisa Toscan, distribuiu informações sobre Descarte Consciente de Medicamentos na Semana Mundial da Saúde, em Pato Branco



SAMU 192 Sudoeste PR encampa essa ideia e conta com uma farmacêutica concursada que faz dispensação para as dez bases descentralizadas

Você sabia que o certo é sempre manter os medicamentos em suas embalagens originais e com a bula? E sabia também que pode buscar informações junto à prefeitura de sua cidade sobre como descartar medicamentos sem uso ou vencidos? E que é errado armazenar medicamentos dentro de veículos, bem como jogá-los em lixo comum? Essas foram algumas das informações contidas no folder “Orientações Farmacêuticas”, do Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CIM/CRF-PR), encampados também pelo Samu 192 Sudoeste do Paraná. O material foi distribuído na Praça Presidente Vargas no evento alusivo à Semana Mundial da Saúde, realizado em Pato Branco em 6 de abril de 2013.
A conscientização é fruto de um dos diferenciais do SAMU 192 Sudoeste PR, que é o de contar com uma farmacêutica concursada, Angelisa Toscan, inscrita sob o CRF/PR 19.850. O farmacêutico é um dos profissionais da saúde mais acessíveis e confiáveis para dar orientação sobre medicamentos. No Samu Sudoeste, tudo que é dispensado para as dez bases descentralizadas é destinado pela farmacêutica e esse acompanhamento é fundamental para a segurança de todos os atendimentos.
"A sociedade clama por informações seguras. Essas orientações sobre descarte de medicamentos são muito importantes, pois temos em mãos um lixo químico que se for jogado em lixeiras comuns trazem riscos a nossa saúde e ao ambiente. Precisamos informar e conscientizar sobre o melhor destino deste lixo químico”, explica Angelisa.
Há “uso racional de medicamentos”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS (ORGANIZAÇÃO, 1985), quando “pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”.

A coleta
Em Pato Branco, o descarte consciente de seringa ou material injetável inclui colocá-lo em garrafa plástica PET. Os medicamentos vencidos ou sem uso deve ser levados, em sua própria embalagem, na Farmácia do Posto Central de Saúde, que fica na Rua Paraná, 340. Telefone (46) 3902 1276. Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Angelisa enfatiza que a coleta é feita em postos especializados, normalmente o posto de saúde do município. Especificando, em alguns pontos do Sudoeste os locais para descarte de medicamentos são:
Pato Branco: Posto de Saúde Central, na Farmácia
Francisco Beltrão: Postos de Saúde
Realeza: Posto de Saúde Central, na Farmácia
Chopinzinho: Posto de Saúde Central, na Vigilância Sanitária
Os demais municípios devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

PRESERVANDO AS CRIANÇAS
Cápsulas coloridas, embalagens bonitas, odor e sabor adocicados, despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças. Não estimule essa curiosidade e mantenha os produtos trancados, longe dos pequenos. Crianças menores de cinco anos somam aproximadamente 35% dos casos de intoxicação por medicamentos no Brasil, por isso fique alerta. Os medicamentos sem tarja como: paracetamol, AAS e dipirona podem ocasionar problemas à saúde quando utilizados de forma incorreta.




Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3902 1338 – 8802 5546

Um comentário:

Sara disse...

Seria muito interessante que a maioria das pessoas pode ler esta instrução, neste momento, espero que tenhamos a oportunidade de fazer o mesmo, por exemplo, eu gostaria de distribuí-la em restaurantes em itaim bibi