Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Samu 192 ensina: qualquer pessoa pode aprender a salvar




Dia Mundial da Saúde atraiu todas as faixas etárias para a Praça Presidente Vargas em Pato Branco, quando a equipe do Samu 192 Sudoeste ensinou sobre como fazer uma massagem cardíaca e chamar por socorro

Olhos curiosos para cada compressão torácica, atraídos pelas duas ambulâncias estacionadas sobre a Praça Presidente Vargas: são as unidades de suporte básico (USB) e avançado (USA) do Samu 192 Sudoeste do Paraná com suas equipes, marcando presença no evento realizado em Pato Branco pela Associação Pato-branquense de Diabéticos, alusivo ao Dia  Mundial da Saúde. Crianças, idosos e adultos em diversas faixas etárias tiveram a experiência de ajoelhar diante do boneco e tentar fazer uma massagem cardíaca, junto à explicação quase teatralizada do enfermeiro coordenador do Samu 192, Gerson Luiz Leonarski. Ele enfatizou que “esta atitude pode salvar vidas!”

Em caso de parada cardíaca, por exemplo, você pode salvar alguém se realizar a massagem cardíaca até a chegada do Samu. Diante de alguém desmaiado, deve-se primeiro observar se a pessoa está respirando, aproximando sua face e orelha do nariz da pessoa caída. Pode-se também verificar o pulso se há batimentos cardíacos. Tão logo ter essas informações em mãos, deve-se ligar para o Samu 192 e, ao informar os dados para o socorro se dirigir ao local, deve-se iniciar a massagem cardíaca, que consiste em cruzar os dedos com as mãos sobrepostas e fazer 30 compressões torácicas fortes, rápidas e sem parar; rebaixando o tórax em até 5 cm, para o adulto; na velocidade de 100 compressões por minuto.

A parada cardíaca é quando o coração deixa de bombear o sangue, ocasionando a morte do indivíduo. Se o coração parar, a pessoa: não responde aos chamados; deixa de respirar; e não tem sinais de pulso. O tempo é o maior inimigo, já que com esse quadro, em quatro minutos há o início da lesão cerebral e, em dez minutos, a morte cerebral é estabelecida. Se a massagem cardíaca for realizada até a chegada do socorro oficial, esse paciente pode ter uma maior sobrevida com a reação do coração.

Diante da situação de desespero surgem muitas dúvidas. O casal de aposentados, morador do bairro Fraron, Adelina Menezes Fernandes, 72 e Luiz Carlos Fernandes, 64 aproveitou para perguntar: como agir em caso de desmaios? E se alguém engasgar? O que fazer primeiro? Eles receberam todas as explicações do enfermeiro Gerson, com o exemplo das manobras práticas sobre o que pode ser feito. Quem, como eles, aprendeu sobre salvamento, afirma o quanto é importante saber como agir diante da urgência:



“Achei importante ter um conhecimento sobre primeiros socorros até que o Samu chegue e ajudar a divulgar para que as pessoas que não têm esse conhecimento. Ganhei mais calma com essas orientações que ele explicou, como verificar o pulso, tocar na pessoa para ver se está respirando ou se responde, massagear o peito na região dos mamilos, enfim, fazer o procedimento correto”.

Junior Cardoso, marceneiro em Pato Branco


“Eu achei fácil. Caso a pessoa não esteja respirando é para ver se ela acorda ou não. Se ver alguém, devemos ajudar a prestar socorro”.

Valentina da Rosa de Britto, 7



“Uma vez eu estava no Rio Chopim com seis amigos e fomos nadar. Um deles começou a se afogar. Eu consegui puxá-lo e trouxe de volta, colocando-o sobre as pedras. Ninguém tinha coragem de fazer nada, disse: eu faço. Comecei a acalcar o nariz dele e chupava pela boca, até que ele tossiu e acordou. É muito bom a gente ajudar e tem que ter calma porque se se desesperar não faz nada. Temos que agir”.

Cecílio Rodrigues Farias, 50, carpinteiro

Morador do bairro Novo Horizonte



“Cada um faz uma coisa. Achei tudo magnífico. Aprender isso é muito bom, é coisa que a gente não sabia. Agora podemos agir com mais calma e mais jeito. Minha primeira reação seria tentar por a pessoa sentada ou no sofá, mas agora aprendemos que a massagem cardíaca pode ser feita no chão. Mas como é só nós dois, a gente não sabe se liga ou se faz a massagem. Agora sabemos que dá pra fazer dois socorros de uma vez só”.

Aposentados Adelina, 72, e Luiz Carlos Fernandes, 64

Moradores do bairro Fraron





Parada Cardíaca

No Brasil: 1 em cada 5 pessoas sofre de alguma doença cardiovascular e esta é a 1ª causa de morte pré-hospitalar no Brasil. Acontecem:

•300.000 óbitos/ano

•748 óbitos/dia

•1 óbito a cada 2 minutos

O tempo é o nosso maior inimigo:

Em 4 minutos – há o início da lesão cerebral

Em 10 minutos – a morte cerebral é estabelecida


Daiana Pasquim – DRT/PR 5613

Assessora de Imprensa

Samu 192 Sudoeste do Paraná

(46) 3225 2731 – 8802 5546


Nenhum comentário: