Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Médicos contam como é trabalhar no Samu 192 Sudoeste



 Profissionais do Samu, inclusive médicos, estiveram na Praça de Pato Branco no sábado (6), ensinando sobre primeiros socorros no evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde


COMO É SER MÉDICO DO SAMU 192 SUDOESTE

Profissionais das mais diversas áreas fazem parte da equipe e incentivam colegas a entrarem
para o time do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Inscrições abertas até sexta

Ninguém se surpreende mais com a notícia de que o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar) abriu um novo processo seletivo em busca de mais médicos para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) 192 Sudoeste. Em 30 de março foi publicado em diário oficial o décimo edital de processo seletivo simplificado, oferecendo cinco vagas para médicos na base de Chopinzinho, cinco para a de Pato Branco e uma para a de Realeza; além de quatro vagas para telefonista auxiliar de regulação médica (TARM), em Pato Branco. Para ser telefonista do Samu é necessário ter a formação de técnica em enfermagem e a remuneração mensal é de R$ 959,67. As inscrições para as duas funções estão abertas até sexta-feira (12).
As vagas de médico são tanto para médico intervencionista (o que acompanha a ambulância) como para médico regulador (que conversa com o usuário via 192 pela Central de Regulação). Todos os reguladores são intervencionistas.
Ao todo, o Samu 192 Sudoeste tem 304 colaboradores, sendo 40 deles médicos com as mais diversas especialidades: cirurgiões, oncologistas, clínicos, urologistas, cirurgião-pediátrico, ortopedista, proctologista, cirurgião-plástico, entre outros. Quem já faz parte dessa equipe salienta os ganhos pessoais e profissionais que tiveram. Acompanhe os depoimentos:

Adrenalina
“É emocionante, uma emoção diferente. A cada momento a gente pode ter uma situação diferente do que somos acostumados no dia a dia. A adrenalina vai a mil. Mesmo na regulação, você nunca sabe o que vai vir, é diferente de atender no consultório, no pronto socorro e mesmo na UTI. É gratificante, principalmente quando sabemos que conseguimos ajudar as pessoas que estamos socorrendo ou mesmo atendendo na residência, você vê o resultado. É uma medicina de resultado. Claro que às vezes o que a gente espera não é o que acontece e também perdemos pacientes, o que nos deixa tristes e decepcionados, mas no geral é muito gratificante ser médico do Samu, porque aqui se faz todo o ciclo: atende, encaminha o paciente e o deixa dentro de uma unidade de saúde. Sempre se dá o destino que se preconiza que seja o resultado.
É gratificante financeiramente, mas principalmente profissionalmente, porque você se sente fazendo tudo aquilo que aprende dentro da faculdade, o destino que seria mais adequado ao paciente. Eu incentivo para que meus colegas procurem se inscrever e para que venham em busca, porque precisamos bastante de profissionais que tenham vontade, garra e que queiram emoções novas no dia a dia. É onde realmente o médico consegue exercer sua profissão! Venham trabalhar conosco!”
Gilmar Alberto Abegg
Médico coordenador do Samu 192 Sudoeste

Estudando sempre
“A grande vantagem do Samu é que você tem à disposição toda uma estrutura e uma unidade móvel com tudo. Como pediatra, trabalho em UTI neonatal e sei a necessidade de ter esse tipo de equipamento. Hoje o Samu tem à disposição nas ambulâncias avançadas uma possibilidade de atender qualquer emergência em qualquer área: seja adulto, infantil, neonatal, o que vale. Acho interessante ser médico do Samu para a gente aprender e por em prática aquelas emergências que aprendemos na faculdade. E lógico, você vai atender em céu aberto, é diferente de atender dentro de uma sala de hospital ou dentro de um pronto socorro onde há uma estrutura e todo mundo está pronto pra isso. Para atender a população a céu aberto a coisa fica mais complicada pra gente, que não estamos acostumados. Mas o Samu ensina exatamente isso: as emergências têm que ser atendidas e como podemos fazer isso em ambiente não hospitalar. A improvisação é bem pouca, pois estamos preparados para atender em certo protocolo, mas sem dúvida vai ter que improvisar em certos tipos de atendimento sobre como chegar à vítima, como atendê-la e fazer com que ela seja atendida de modo adequado e tenha êxito.
Como faço pediatria e intensivismo o Samu mudou minha vida, já que a parte de adulto tive que entrar em contato e estudar mais, abrangendo ainda mais minha área de atendimento para pessoas acima de 12 anos. Incentivo os meus colegas a entrarem no Samu, pois isso vai fazer com que o sujeito estude mais, ponha em prática muita coisa que aprende a acha que não vai exercitar, mas principalmente, vai ser útil para a sociedade, sem dúvida”.  
Flávio Sbardelotto, pediatra a intensivista
Médico regulador e intervencionista do Samu 192 Sudoeste


COMO SE INSCREVER
Para além desse processo seletivo, em breve um novo concurso público será aberto para preenchimento em definitivo das vagas para os dois cargos. O médico deve ter graduação em Medicina e o registro no órgão de classe. A carga-horária é de 12 horas semanais para a remuneração mensal de R$ 4.265,20. As inscrições podem ser pela internet ou pessoalmente, na sede do Ciruspar, localizada na Rua Assis Brasil, 622, Bairro Vila Isabel, em Pato Branco, até as 17h30 do dia 12 de abril, ou através do envio de e-mail com a documentação exigida digitalizada, para o endereço eletrônico: fernanda.ciruspar.adm@hotmail.com, até as 23h59 do dia 12 de abril. O julgamento será no dia 15 de abril, com resultado publicado no dia 16/04, seguido do prazo de recurso e homologação e publicação do Resultado Final no dia 18 de abril de 2013.




Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 – 8802 5546

Nenhum comentário: