Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Guarapuava busca Samu 192 Sudoeste para criar o serviço no Centro-Sul


Comitiva de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava com a coordenadora-geral do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), Kelly Cristine Custódio dos Santos



Os guarapuavanos contam, há anos, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) municipal, mas agora a região está diante de um novo desafio: implantar um Samu que dê cobertura regional aos 20 municípios do Centro-Sul do Estado do Paraná, o que corresponde a 470 mil habitantes.
Com tudo por fazer, inclusive ainda a instituição de um consórcio público para gerir o Samu regional, uma comitiva de líderes veio ao Sudoeste em busca de orientações, na manhã desta sexta-feira (19 de abril). Integraram a comitiva membros da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, Giorgia Luchese (secretária) e Marinilce Mariano (administrativo); O diretor da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Vinicius Traiano; a enfermeira Eliane Cezar, chefe da sessão de ação estratégica e redes de atenção de Guarapuava; e o presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da região de Guarapuava, Victor Abrão de Lima, também secretário municipal de saúde de Rio Bonito do Iguaçu.
Criar o serviço na região Centro-Sul do Paraná é um desafio, pois eles ainda não contam com ambulâncias, diferente do Sudoeste que recebeu os veículos ainda em outubro de 2010.  A intenção é dispor de quatro unidades de suporte avançado (USA), as chamadas ambulância UTI e ter uma unidade de suporte básico para cada um dos 20 municípios, criando, portanto, 20 bases descentralizadas.
Após uma audiência com a coordenadora-geral do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), Kelly Cristine Custódio dos Santos, o diretor da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Vinicius Traiano disse que Guarapuava tinha uma proposta de o próprio município fazer a regionalização, a partir do Samu Municipal. “O prefeito não entendeu dessa maneira naquele período em que passou e com a troca de governo do Estado e a proposta de rede de atenção de urgência e emergência, todas as regiões serão obrigadas a criar o seu sistema de samu regionais. Nós dos Campos Gerais temos uma característica de não ter recebido as ambulâncias. Até isso foi o que nos levou a ficar mais parado nesse sentido. Temos uma ideia de formatação parecida com o que acontece em Pato Branco”, reiterou.
“Estamos no processo muito no início de discussão, de convencimento dos prefeitos de que isso é necessário. Existe muita dúvida ainda e, a vinda para o Sudoeste para que a gente pudesse in loco ver todo o sistema e organização nos clareou muito as ideias e mudamos algumas coisas. Tínhamos ideias diferentes, mas aqui na prática percebemos que precisamos mudar muita coisa. Quanto ao início de atendimento não podemos prever nada ainda” concluiu.

Convencer prefeitos
O presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da região de Guarapuava, Victor Abrão de Lima, também secretário municipal de saúde de Rio Bonito do Iguaçu afirmou que o momento é de planejar e convencer.  “Com a visita dos secretários hoje vamos estudando e analisando, vendo a estrutura de vocês e todo o trabalho básico. O nosso esforço como secretário vai ser o de convencer os prefeitos da instalação e da necessidade urgente de o Samu funcionar em nossa região. O trabalho principal é o convencimento do prefeito que, inclusive alguns, serão convidados a visitar novamente e conhecer a estrutura do Sudoeste. Parabéns para Pato branco pela unidade já há quase 60 dias de trabalho. Só viemos aprender, saber das dificuldades que vocês passaram. A Kelly está nos dando uma mão e ajudando muito com isso, que vai nos fazer evitar vários problemas. Parabéns ao Sudoeste pela estrutura!”, enfatizou.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná
(46) 3225 2731 – 8802 5546


Nenhum comentário: