Boas vindas

Seja bem-vindo ao blog do Samu 192 Sudoeste do Paraná!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Samu 192 Sudoeste concede entrevista na Câmara de Francisco Beltrão




 Uma explanação sobre a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Sudoeste na manhã desta sexta-feira (5) provocou um bom debate na Câmara Municipal de Francisco Beltrão. O Samu 192 foi a convite dos vereadores, por iniciativa do legislador Cléber Fontana. Na ocasião, a coordenadora do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), Kelly Cristine Custódio dos Santos apresentou toda a estrutura da Rede de Urgências na qual o órgão está inserido, bem como o funcionamento dos atendimentos e do consórcio que gere o serviço.
Do Samu 192 Sudoeste estavam presentes ainda o coordenador médico Gilmar Alberto Abegg, o gerente administrativo do Ciruspar Fernando Gugik e a assessora Jurídica Daniela Hartmann. Entre as lideranças, destaque para o comandante do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, Major Kapp, para a diretora da 8ª Regional de Saúde, Cintia Jaqueline Ramos, para o deputado estadual Nelson Luersen e para o ex-prefeito Vilmar Reichembach. Compareceram nove, dos dez vereadores beltronenses.
Para além da fala esclarecedora da coordenadora do Ciruspar, o que referendou o trabalho integrado e multiplicador em salvar vidas foi a participação espontânea das lideranças em reiterar a importância da atuação do Samu. Em especial, a do major Kapp, que disse ter ouvido na cidade que o tempo que o bombeiro levava para chegar até as ocorrências era menor, mas contrapôs que “há um ano atrás eu era criticado por não atender os casos clínicos, e isso é o que o Samu faz”, e acrescentou que “o que tínhamos no Sudoeste nos 27 municípios antes era: tem uma pessoa machucada. A gente tocava o alarme, entrava na ambulância e ia. Transferíamos mais rapidamente o problema da rua para  porta do são Francisco ou outro hospital. Agora não. Temos alguém distribuindo essa carga de uma maneira técnica, garantindo que a vítima que mais precisa, vá para o hospital certo. Isso vai salvar mais que essas 700 vidas, atender a todas essas outras que nem chegava ao 193, a pessoa nem ligava e não tinha essa opção. Falo em nome do capitão Dornelas de Pato Branco também, onde antes mesmo de implantar fizemos simulados com o Samu”.
Major Kapp reconhece que houve uma redução nas ocorrências ao Corpo de Bombeiros, que antes atendia de 12 a 16 ocorrências por dia na região dos 27 municípios, e agora são de cinco a oito em média. Mas, em contrapartida, afirmou que todos ganham com o trabalho integrado entre Bombeiros e Samu. “Tivemos duas ocorrências grandes no feriado de Páscoa com a atuação integrada Siate e Samu. O acidente com o caminhão de porcos na ponte e a colisão frontal próxima a Itapejara. Graças ao médico do Samu presente conosco naquela ocorrência, a pessoa recebeu um acesso em vias aéreas permanente e foi medicada e atendida ainda embaixo da carreta. Resgatamos com vida e ele teve uma sobrevida um pouco maior. Tivemos dificuldade antes de o Samu entrar com relação à rede hospitalar e fazíamos toda uma ação para conseguir colocar a vítima lá. Agora distribuímos um pouco o esforço e hoje temos a tranquilidade de uma regulação medica em hierarquização que vai atender com muito mais qualidade, talvez num tempo maior, mas levando o paciente certo para o lugar certo”, atestou.
A coordenadora do Ciruspar, Kelly Cristine dos Santos finalizou agradecendo a importante oportunidade de esclarecimento sobre como funciona o Samu 192, que trabalha em parceria com o corpo de bombeiros. “Em momento algum os trabalhos competem entre si, mas sim se integram nessa missão de salvar vidas”.

O vereador Cléder Fontana, proponente da entrevista ao Samu avaliou como um passo importante essa abertura de portas entre o Samu 192 e a casa de leis, uma vez que os vereadores são a voz da população e precisam contribuir para facilitar cada vez mais o acesso de todos à rede de urgência e emergência.

Daiana Pasquim – DRT/PR 5613
Assessora de Imprensa
Samu 192 Sudoeste do Paraná

Nenhum comentário: